Prefeitura presta série de atendimentos após fortes chuvas de quinta-feira (10) e sexta-feira (11)

Tudo sobre Atibaia num só lugar !

Prefeitura presta série de atendimentos após fortes chuvas de quinta-feira (10) e sexta-feira (11)


Noticias

shadow

Prefeitura presta série de atendimentos após fortes chuvas de quinta-feira (10) e sexta-feira (11)

As fortes chuvas que caíram na região na noite de quinta-feira (10) e madrugada de sexta-feira (11) causaram estragos em Atibaia, com várias casas e famílias atingidas nos bairros do Caetetuba, Portão, Alvinópolis II, Tanque, Rio Abaixo, Maracanã, Chácaras Brasil, entre outros.
Já na madrugada equipes da Defesa Civil de Atibaia e do Corpo de Bombeiros prestavam atendimento às famílias. A Prefeitura também mobilizou funcionários de todos os seus setores nos atendimentos e disponibilizou quatro abrigos temporários para as famílias nas escolas Walter Engrácia (Caetetuba), Zilah Pacitti (Portão) e Therezinha Sirera (Caetetuba) e no ginásio Omar Zigaib (Cerejeiras).
No sábado (12), na “Imprensa Oficial” do município foi publicado um decreto declarando “situação de emergência” em Atibaia. O documento leva em consideração as diversas áreas do município atingidas por tempestades entre os dias 20 de fevereiro e 8 de março, assim como os danos materiais decorrentes das cheias.

O decreto auxilia o Poder Público na tomada de decisões, oferecendo agilidade, por exemplo, nos trâmites de contratação de pessoal e compra de materiais. O município ainda passa a ter maior facilidade para pleitear recursos dos governos federal e estadual, destinados aos serviços de atendimento da população.
“É um mecanismo que nos permite tomar iniciativas de maneira mais rápida. A chuva fez uma série de estragos em Atibaia e temos que ter alternativas que possibilitem agilidade no atendimento das demandas. O foco é ajudar as famílias atingidas e recuperar o que foi perdido o mais breve possível”, disse o prefeito.
O município continua aguardando recursos do Governo do Estado para obras de combate a enchentes no município, prometidas em 2011. A atual Administração Municipal tem pressionado desde 2013 a liberação dessa verba, no valor de R$ 7 milhões, mas até o momento não obteve retorno.

Defesa Civil
O atendimento da Defesa Civil aconteceu durante a chuva na noite de quinta-feira (10) e teve continuidade ao longo de toda a semana. Em um primeiro momento, foi realizado o atendimento de urgência e emergência, priorizando o auxílio às famílias atingidas pelas águas, mas a Defesa Civil também ficou responsável por uma série de serviços, como avaliações técnicas de árvores com risco de queda, barrancos, trincas em imóveis e de estruturas de pontes e vias públicas. Além disso, a Defesa Civil também participou de trabalhos de retirada de árvores condenadas, desobstrução de pontes e vias, entre outras ações necessárias em função dos danos causados pelas chuvas intensas.

Assistência e Desenvolvimento Social
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social providenciou o cadastro das famílias atingidas em cada bairro, totalizando aproximadamente 450 famílias no município. Além disso, a Secretaria promoveu a entrega de refeições (marmitex) na sexta-feira (11) e no final de semana.
Com presença nas casas atingidas pelas águas, nos abrigos temporários instalados pela Prefeitura e nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS dos bairros Caetetuba e Portão, assistentes sociais identificaram as principais demandas e, em um trabalho integrado com o Fundo Social de Solidariedade, informaram as necessidades de cada família para que então o Fundo Social providenciasse a separação e entrega dos donativos.
Todas as famílias foram cadastradas em um banco de dados por meio do qual é possível acompanhar o histórico dos atendimentos realizados.
Fundo Social de Solidariedade
Na sexta-feira (11) a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade, lançou uma campanha para arrecadação de donativos em Atibaia com o objetivo de reunir mantimentos e produtos e atender a necessidade das famílias atingidas pelas chuvas.
Até a sexta-feira (18), um total aproximado de 450 famílias foram atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade, que repassou aproximadamente 6.600 peças de roupas; cerca de 630 colchões; mais de 140 cobertores; 160 litros de leite; centenas de alimentos, de cestas básicas, de roupas de cama e banho, de produtos de higiene (pasta de dente, escova de dente, sabonete, papel higiênico, fraldas, entre outros) e de materiais de limpeza (rodo, vassoura, balde, sabão em pó, água sanitária, saco de lixo, pano de chão, entre outros); e ainda centenas de galões de água.
O Fundo Social já registrou agradecimento à população pelo imenso apoio recebido, com milhares de doações realizadas pela população. Além disso, o Fundo Social comunicou que o estoque de roupas já é suficiente para atender a todas as famílias atingidas pelas chuvas e que agora o esforço deve se concentrar na arrecadação de água potável, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e, principalmente, material de limpeza.
Quem tiver interesse em contribuir com a campanha pode entrar em contato pelo telefone (11) 4412-8220, pelo e-mail fundosocial@atibaia.sp.gov.br ou pessoalmente na sede do Fundo Social (Av. Jerônimo de Camargo, nº 3.890) – por meio dos quais também é possível solicitar mais informações.
Secretaria de Infraestrutura
Desde a noite de quinta-feira (10) e no decorrer de toda a semana, equipes da Secretaria de Infraestrutura realizaram inúmeros serviços nos bairros mais atingidos pelas chuvas da última semana, como por exemplo: limpeza e remoção de lama e outros materiais; coleta e remoção de móveis e demais materiais prejudicados em função das chuvas; recuperação e reconstrução total de pontes destruídas pelas chuvas; manutenção do leito carroçável das estradas e vias não pavimentadas (estradas de terra); remoção de barrancos e encostas que deslizaram com as chuvas; diversas manutenções em vias urbanas e serviços variados por toda a cidade.


Prefeitura presta série de atendimentos após fortes chuvas de quinta-feira (10) e sexta-feira (11)
shadow

Veja Também:


Autor:

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia

Fonte:

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia

http://atibaianovo.com.br/prefeitura-presta-serie-de-atendimentos-apos-fortes-chuvas-de-quinta-feira-10-e-sexta-feira-11/