Prefeitura firma parceria para desenvolver ação voltada à segurança alimentar no município

Tudo sobre Atibaia num só lugar !

Prefeitura firma parceria para desenvolver ação voltada à segurança alimentar no município


Noticias

shadow

Prefeitura firma parceria para desenvolver ação voltada à segurança alimentar no município

Iniciativa começou a ser desenvolvida junto a um supermercado
atacadista da cidade e está aberta à participação de novos interessados

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – Departamento de Segurança Alimentar, firmou uma parceria com um supermercado atacadista da cidade, o Atacadão, localizado no bairro Recreio Estoril, para aproveitamento, sem custos aos cofres públicos, de alimentos próprios para consumo, mas impróprios para venda.
Com o acordo firmado, diariamente a Prefeitura fará a retirada dos alimentos selecionados pela equipe de prevenção de perdas e de nutricionistas do Atacadão, levando os produtos para a sede do Departamento de Segurança Alimentar da Prefeitura, setor que integra a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e que funciona nas dependências do Restaurante Popular, localizado no bairro Jardim Cerejeiras.
Os alimentos disponibilizados são, em sua maioria, hortifrutigranjeiros, sempre frescos, de qualidade e em bom estado de conservação.
Os produtos serão destinados pela Prefeitura às Organizações da Sociedade Civil – OSC que mantêm parceria com o Poder Público por meio de convênios de prestação de serviços e para atendimentos sociais.
De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile, serão priorizadas as entidades conveniadas que prestam serviços de alta complexidade no município.
O objetivo da parceria, conforme a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, é levar uma maior oferta de alimentos às entidades, proporcionando aos seus atendidos refeições saudáveis, nutritivas, diversificadas e saborosas, de forma gratuita.
A secretária da Pasta ainda esclarece que, após a distribuição dos alimentos conforme a demanda das entidades (a Secretaria mantém um cadastro com as necessidades de cada instituição), também serão destinados produtos a pessoas atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS do município que se enquadrem nos seguintes critérios: renda líquida por morador de até R$ 117,00 (será avaliada a renda total da família que reside na mesma residência e subtraídas as despesas fixas essenciais, como água, luz, gás, aluguel, etc) e serão priorizados os grupos familiares que possuam membros com deficiência, crianças, adolescentes até 14 anos e idosos.
O início da parceria se deu na manhã do dia 31 de maio (quarta-feira), quando a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social realizou uma visita à unidade do Atacadão em Atibaia.
Na ocasião, ela foi recebida pelo gerente da empresa e pôde conhecer os procedimentos e cuidados na seleção dos alimentos descartados para venda mas ainda adequados para consumo.
Logo na sequência, a secretária se dirigiu ao Restaurante Popular de Atibaia, onde está instalada a equipe do Departamento de Segurança Alimentar da Prefeitura e, no local, recebeu a visita do prefeito da Estância de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, que conversou com os funcionários sobre a nova ação realizada pela Administração Municipal.
Conforme a secretária, é muito importante prezar pela segurança alimentar e também pelo desenvolvimento e implantação de ações de combate à pobreza, garantindo à população uma alimentação de baixo custo e nutricionalmente equilibrada e contribuindo, dessa forma, para a garantia do acesso da população em situação de vulnerabilidade social ao “Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável”.
Segundo o prefeito, a iniciativa firmada entre o Poder Público e essa unidade atacadista da cidade vem ao encontro da política pública sobre Segurança Alimentar e Nutricional no município, cujo objetivo é garantir o direito de cada indivíduo à alimentação – definido como uma necessidade essencial e um direito fundamental ao ser humano – proporcionando, assim, uma melhor qualidade de vida a toda a população.


Prefeitura firma parceria para desenvolver ação voltada à segurança alimentar no município
shadow

Veja Também:


Autor:

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia

Fonte:

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia

http://prefeituradeatibaia.com.br/prefeitura-firma-parceria-para-desenvolver-acao-voltada-a-seguranca-alimentar-no-municipio/